domingo, 22 de abril de 2007

Portal Mundo RP

Ao Ilmo.Sr.
Dr. Mauro Mendes Braga
Pró-Reitor de Graduação
UFMG
Belo Horizonte - MG

Prezado Senhor:

Envolvido por conta da categoria profissional que escolhi, além de muito sensibilizado com anotícia de fechamento da Habilitação de Relações Públicas na carreira de Comunicação Social, até então ainda oferecida por esta Universidade no estado de Minas Gerais, venho manifestar minha preocupação frente à possibilidade efetiva deocorrência deste ato, abertamente lesivo à toda a comunidade.

É preciso registrar e repudiar uma tendência mercantilista que envolve o ensino superior brasileiro, inteiramente tomado de instituições privadas em que a lógica maior infelizmente parece não estar centrada na qualidade, importância e diversidade da oferta de ensino, mas em oportunidades de geração de renda. Como egresso da Universidade Federal de SantaMaria/RS, sou completamente sabedor da relevância social do ensino público e gratuito, aí então estendido a maior variedade possível de setores do conhecimento com a mesma ênfase. Mais ainda, quando a instituição é a única em território mineiro a dispor desta habilidade de RP sem exigir pesadas mensalidades para a graduação dos interessados.

Quaisquer argumentos relativos à eventual baixa procura nos concursos vestibulares ou na seleção interna posterior para esta profissão são impróprios no caso em análise, no sentido de que cabe exatamente às universidades públicas, federais ou estaduais, a manutenção das estruturas institucionais de áreas que, embora não rentáveis, são fundamentais à manutenção de um estado democrático e no caminho da justiça social, como o caso das próprias licenciaturas(Matemática, Geografia, História, Línguas), cursos de artes (Música, Teatro e afins) e, se preciso for incluir, do curso de Relações Públicas.

Mais do que isto, e pedindo antecipadamente desculpas se eu estiver mal informado quanto a encaminhamentos porventura feitos, é indispensável a mais ampla abertura de diálogo com a sociedade, que é de fato afetada de maneiradireta com uma decisão do gênero, não permitindoque se trate de uma decisão de notáveis em gabinetes de votos dissociados da realidade e da demanda local, regional e interestadual.

Posso assegurar-lhe que a consternação frente a este caso é grande em todo o país, e junto com isto está em processo a própria idoneidade da atual Reitoria da UFMG, como gestores públicos da educação nacional.

Permanecerei atento ao desenrolar das discussões, desejando serenidade e responsabilidade no finalizar desta idéia, a meu ver despropositada.

Atenciosamente,

RP Rodrigo Cogo - Conrerp RS/SC 1509
Portal Mundo das Relações Públicas
www.mundorp.com.br

Nenhum comentário: