Ao Ilmo. Sr.
Dr. Mauro Mendes Braga
Pró-Reitor de Graduação da UFMG
Belo Horizonte, 19 de abril de 2007.
Prezado Senhor,
Como coordenador do grupo Horizonte RP, envio esta mensagem para manifestar nosso apoio à continuidade da habilitação de Relações Públicas no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.
Acreditamos que uma Universidade Pública tem entre suas responsabilidades a permissão do acesso amplo da comunidade às diversas áreas do conhecimento. A extinção da habilitação, na única instituição pública do estado que a oferece, seria uma perda para o meio acadêmico, profissional e a sociedade em geral.
É possível que a partir da discussão ampla e do diálogo com todos os interessados sejam encontradas e acordadas soluções de médio e longo prazo para a situação que trouxe o curso até este ponto. Não estamos de acordo com os argumentos apresentados como justificativa para a extinção de habilitações. Sabemos que não houve abertura, em momentos anteriores, para que diversos indivíduos e grupos – inclusive as entidades representativas da profissão – pudessem contribuir de alguma forma para solucionar os problemas, e contamos com a contribuição de V. Sra. para que esta situação possa vir a se modificar.
Não entendemos que critérios como a baixa procura pela habilitação, ou o julgamento de um grupo sobre o valor do diploma no mercado, devam ter tanto peso nesta instituição, em uma decisão para a qual caberiam muitos outros fatores. Sendo a UFMG uma universidade pública, acreditamos que a sua administração deva passar pela escuta de todos os interessados na sociedade, especialmente quando estes tendem a se manifestar como vem ocorrendo neste caso.
O nosso grupo, o Horizonte RP, é composto por profissionais e estudantes mineiros de Relações Públicas, que desde o ano passado trabalham voluntariamente para divulgar informações e promover o crescente reconhecimento desta profissão em Minas Gerais.
Como ex-aluno da UFMG, tenho orgulho em poder dizer que o trabalho do Horizonte RP, que vem obtendo bons resultados, é baseado em conhecimento prático e teórico produzido dentro desta universidade, no curso de Relações Públicas, por seus professores e alunos. A metodologia de Comunicação para Mobilização Social que utilizamos foi elaborada em um projeto de graduação em Relações Públicas de três alunos, orientados pelo Prof. Márcio Simeone. Da mesma forma, muito conhecimento é produzido dentro da UFMG a cada dia, nesta e nas outras habilitações, tendo resultados práticos e possibilitando a intervenção direta na realidade, tanto pelos seus aspectos técnicos quanto pelos teóricos.
A habilitação tem um histórico importante em programas como o Pólo da UFMG no Vale do Jequitinhonha ou o Programa Pólos de Cidadania, onde alunos e professores fazem valer a função social da universidade pública. O contato com a prática profissional é aliado ao pensamento teórico e crítico, numa perspectiva muito mais ampla do que a nova proposta de formatação do curso faz parecer: apenas uma complementação de conhecimento a outras habilitações.
É conhecendo esta realidade que acreditamos ser possível encontrar soluções que mantenham e fortaleçam a habilitação de Relações Públicas e o curso como um todo. Se houver esforços conjuntos de todos os envolvidos com o mesmo objetivo, a UFMG certamente poderá evitar a interrupção de toda a contribuição que vem dando à sociedade ao longo dos anos.
Colocamo-nos à disposição a qualquer momento para conversar e contribuir para um processo de mudança bene´fico aos profissionais e futuros profissionais de Relações Públicas.
Atenciosamente,
Pedro Souza Pinto
Relações Públicas - Conrerp 3ª PR-09/2005
Coordenador - grupo Horizonte RP
http://www.horizonterp.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário