sexta-feira, 11 de maio de 2007

Posicionamento do Conselho Federal de Relações Públicas

O Conferp - Conselho Federal de Relações Públicas, também publicou em seu informativo a carta enviada ao Reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena. É mais um importante apoio nessa luta!


CARTA DA PRESIDENTE

Posicionamento do CONFERP sobre a suspensão da Habilitação de Relações Públicas pela UFMG

Magnífico Reitor,

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, CONFERP, recebe a notícia de um possível fechamento da habilitação em Relações Públicas do Curso de Comunicação Social da FAFICH.

Inaceitável tal posicionamento. As razões que abaixo trazemos à apreciação de V. Exa. serão, no entendimento deste Conselho Federal, suficientes para que esta trágica medida não se concretize.

Revendo a memória do CONFERP, encontramos os seguintes fatos:

1° - Nos idos de 1989, tal notícia foi veiculada pela primeira vez. Falava-se, àquela época, que a “medida radical do fechamento do curso de Relações Públicas seria provisória”. O Sistema CONFERP atuou de forma a mostrar à Direção da UFMG que:

a) o curso de RP na Federal era o único ministrado por escola pública Estado de Minas Gerais;

b) era o único curso que, pioneiramente, dava ênfase ao ensino de Relações Públicas para mobilização de comunidades e à formação de profissionais voltados para o segmento da construção da cidadania;

c) já entregara ao mercado profissionais de alta qualificação e, com todos os percalços que enfrentava, ainda formava os melhores profissionais mineiros.

O que parecia uma luta inglória, resultou na continuidade do curso até os dias de hoje. Graças à sensibilidade da direção da UFMG, a utopia pode continuar a ser construída.

2° - A história, tal como nos ensinava Bergson, se repete. Dezoito anos depois, o Sistema CONFERP toma conhecimento de um filme, infelizmente, já visto. E agora, Ilustre Professor, o que salta aos olhos é uma enorme preocupação que podemos resumir na angustiosa pergunta: “Atrás desse fechamento do curso há o quê?”.

3° - Nossa angústia é ainda maior porque vemos nessa absurda hipótese o fechamento de um dos últimos redutos da salvaguarda da profissão de Relações Públicas. A UFMG é o porto seguro no ensino de Relações Públicas com todas as suas nuances, sem que seja falseado o aprendizado acadêmico com os eufêmicos “Comunicação Dirigida”, “Comunicação Corporativa”, “Comunicação Organizacional”, “Comunicação Empresarial” e outras denominações encarregadas de suprimir a essência das Relações Públicas.

4° - Repete-se o filme, Senhor Reitor, com um forte ingrediente: o fechamento de o único curso ministrado por escola pública não é sinal de que há, intencionalmente, o interesse de que a comunicação social seja vista somente sob a ótica do jornalismo e da propaganda?

5° - Os mesmos argumentos de 1989 servem agora. Talvez porque a repetição do gesto – a ameaça de se fechar o curso – seja apresentada sob o falacioso argumento de que “não podemos contratar professores”, então “cortemos o curso”. Mutatis mutandis: “não podemos curar a dor de cabeça. Cortemo-la!”.

6° - Por outro lado, sabemos todos nós, que o provisório no âmbito da administração pública brasileira tende a se transformar em definitivo. O fechamento do curso, mesmo em caráter precário ou provisório, não é medida que se coaduna com a moderna administração pública. Se assim o fosse, seria como se premiar a incompetência.

Colocamo-nos, Senhor Reitor, à disposição de V. Exa. para auxiliar à UFMG na formulação de estratégia que permita a manutenção do Curso de Relações Públicas junto à nossa querida FAFICH.

Quem conhece a vida pessoal de V. Exa., forjada nos ideais cristãos construídos sob a inspiração da cidade mineira de Conselheiro Lafaiete, o seu passado de lutas para galgar o mais alto posto da administração de nossa querida Universidade Federal de Minas Gerais e a ela dar novo cariz, sabe que pode contar com o Ilustre Reitor para a solução desse impasse.

Sabe mais: sabe que sua administração à frente da UFMG é para consolidar a construção da utopia de uma grande universidade pública, plural, democrática e voltada para o bem comum.
O CONFERP aguarda a firme posição de V. Exa. para que o Curso de Relações Públicas da FAFICH/UFMG seja mantido.

Atenciosamente,
Angelina Faria Pereira
Presidente
CONRERP/3ª - 928

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente muito importante o apoio do Conselho Federal. Mostra para o coordenador, o senhor bruno, que não é apenas um sindicato se intromentendo na vida dauniversidade, como ele quis insunuar.

RP na UFMG: eu digo sim! disse...

Larissa, o apoio do Conselho Federal, assim como de outras entidades e de reconhecidos nomes do meio acadêmico de Comunicação Social, vem reforçar a noção de que interessa a toda a sociedade a gestão da educação em uma Universidade Pública.

São apoios muito importantes para que os estudantes da UFMG demonstrem a legitimidade e força que possuem para mudar essa situação!